Empório Jardim e o melhor café da manhã do Rio

By 23 de julho de 2015 principal, rio de janeiro, turismo

Entre as coisas simples da vida, tomar um bom café da manhã é das que eu mais valorizo. Poder me fartar com o que eu quiser antes de começar o dia deixa minha vida mais sublime. Cientificamente, vocês sabem que isso tem justificativa. O café da manhã é super importante para ‘acordar o corpo’ e deixar a gente preparado para o que der e vier. Algumas experiências com café da manhã são tão boas e importantes que acordam a alma também. Essa parte, quem explica é a ciência que existe dentro na minha cabeça. E é por isso que eu não nego convite para um bom café da manhã. Sorte a minha. Foi assim que eu conheci o Empório Jardim, novo integrante da minha lista de lugares favoritos no Rio.

A visita já começa boa, de cara. No corredor de entrada do Empório, ou ‘Bananinha’, como chama meu amigo Heitor – explicarei em breve -, há algumas prateleiras com produtos vendidos por eles que, só para vocês terem uma ideia, vão de geléia de morango com champagne a palha italiana de nozes. Ou seja, você nem entrou e já fica com água na boca e vontade de levar vários potinhos para casa. Passada a porta principal, você é apresentado aos diversos tipo de pães da casa. Mais um deleite para a visão e o olfato.

A decoração do lugar é rústica, com uma pitada descolada, e muito aconchegante. Parece que você está em uma casa de fazenda, com aquela cara bem familiar. Depois que você admira tudo e se acomoda, começa a diversão. Lá, o café da manhã não é vendido em combos, com itens pré-determinados no cardápio e que só podem ser alterados se você pedir com muito carinho para o garçom. No Empório Jardim, você monta o seu café da manhã, a partir do que você marca na comanda de opções infinitas que eles te entregam. E, gente, é simplesmente uma delícia escolher entre brioche e pão australiano, manteiga e requeijão, suco e café.

Eu fui com um amigo que já conhecia o lugar, o Heitor aqui de cima. E isso foi muito bom por três motivos. O primeiro: ele recomendou fortemente a banana amassadinha com aveia e mel eu amei. Não, não tem nenhum ingrediente secreto, só é feito com produtos frescos e muito gostoso. Por isso ele apelidou o restaurante de ‘Bananinha’. O segundo: Heitor me impediu de pirar e marcar a comanda inteira, porque eu fiquei meio empolgada demais. E, conclui no final, não ia mesmo conseguir comer tudo. Cuidado com a empolgação quando você for! O terceiro e mais importante: a companhia dele, claro. Café da manhã com o melhor amigo do mundo não tem erro.

Como nós dois íamos entrar no trabalho depois do café, resolvemos caprichar nos pedidos e fizemos uma espécie de brunch, com direito a café, chocolate quente, suco, pães, requeijão, geleia, ovos, torradas e bolos. Mas você pode ir só para o café ou só para o almoço, que é servido separadamente. O cardápio do dia fica na entrada e o cheirinho dos pratos estava muito bom quando nós saímos. Deu vontade de provar, mesmo que não tivesse mais nenhum espaço no meu estômago. Para o café, além da bananinha, indico o bolo de chocolate com calda, que é de outro planeta, e o requeijão caseiro, muito leve e saboroso. Uma coisa que eu não pedi, mas que ficou rondando meus pensamentos depois: os bagels recheados. Voltarei para provar!

Imagino que, a essa altura, você já esteja morrendo de vontade de conhecer o lugar. Vamos às informações práticas. Achei justo o valor da conta. Nós pagamos pouco mais de R$ 40 reais, cada um. Para a quantidade de comida que pedimos, acreditem, valeu a pena. Nesse dia, eu só comi de novo no início da noite. De qualquer forma, os preços todos estão naquela comanda que eu falei no início, então, você não corre o risco de ser surpreendido. O Empório Jardim fica na rua Visconde da Graça, 51, Jardim Botânico. E se precisar de companhia, é só chamar. 🙂

4 Comentários

  • Reply Heitor 23 de julho de 2015 at 21:52

    Também adorei o nosso encontro! Lugar bacana, comida deliciosa e a melhor companhia! 😉

  • Reply Void General Store: uma loja de conveniência com alma 28 de agosto de 2015 at 16:49

    […] interessante e muito amada – fase de curiosidade gastronômica, o que me fez ficar um pouco monotemática, ultimamente, aqui no blog. É claro que dicas envolvendo comida são sempre bem-vindas, mas variar […]

  • Reply Amanda 16 de março de 2016 at 11:52

    Menina, sou COMPLETAMENTE apaixonada pelo Empório Jardim!!!!
    Tipo, se pudesse, eu tomaria todo café da manhã por lá, rs! 🙂

    • Reply Viviane da Costa 16 de março de 2016 at 17:31

      Amanda, onde eu assino para concordar com você? hahaha Cartão fidelidade já! Nossa, delícia de lugar! <3 Deu até saudade.

Deixe uma mensagem