Agenda cultural. Ou coisas incríveis para fazer no Rio de 13 a 16/08

By 13 de agosto de 2015 principal

Está na previsão do tempo: este fim de semana será de sol, céu aberto e zero chuva no Rio. Perfeito para atividades ao ar livre. Mais perfeito ainda se essas atividades forem de graça, certo? Nossa agenda cultural está cheia de programas assim. Tem cinema, música, feira, festa em homenagem ao Japão e até bloco de carnaval em pleno agosto. É só escolher o evento – ou os eventos 😉 – que mais tem a sua cara, se divertir e renovar as energias para a próxima semana.

Quinta-feira, 13 de agosto

>>> Tem cinema a céu aberto na Casa Daros, em Botafogo. O festival vai até domingo, com sessões gratuitas de filmes de animação, sempre às 19h. Nesta quinta, o Cine Daros no Pátio tem a exibição de As Bicicletas de Belleville, uma animação francesa que conta a história de Champion, um menino solitário que só se sente feliz quando está pedalando sua bicicleta. O evento tem capacidade para 600 pessoas, por isso vale chegar com antecedência para garantir um lugarzinho. Aqui no site, dá para conferir a programação completa até domingo. A Casa Daros fica na Rua General Severiano, 159.

>>> Quinta é dia de Ocupa Cacilda!, uma noite recheada de programação cultural no Teatro Cacilda Becker. Além de exibição de vídeos-dança, tem documentários e vídeos com espetáculos na íntegra de performance e dança contemporânea. A entrada custa apenas R$ 2. O evento começa às 18h30 e o teatro fica na Rua do Catete, 338, no Largo do Machado.

>>> No Largo de São Francisco da Prainha, próximo à Praça Mauá, na Zona Portuária, tem mais uma edição do Acarajazz, festa que reúne música e comida boas. A banda Bondesom e os DJs Montano e Eppinghaus tocam muita música brasileira, com destaque para o repertório dos Novos Baianos, enquanto baianas vendem acarajés quentinhos e crocantes. A festa é de graça e começa às 18h.

festa-acarajazz

Sexta-feira, 14 de agosto

>>> Vamos todos dançar para o mundo ficar odara? Essa é a ideia da Festa Odara, no Espaço Rampa, em Botafogo. Com muita música brasileira e uma vibe tropicalista, a festa tem um repertório extenso que é para começar bem o fim de semana dançando sem parar. E ainda tem uma homenagem ao aniversário de Caetano Veloso. Muito amor envolvido! Os ingressos estão no segundo lote, à R$ 30.

>>> Tem mais festa! E essa é de graça, no Largo de São Francisco de Paula, no Centro do Rio, em frente ao IFCS, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. A festa Diáspora promete embalar a sexta-feira ao som de afro, balkan, eletro, gypsy, jazz, e reggae. A ideia é mostrar as misturas geradas na música a partir da dispersão de diferentes povos pelo mundo. começa às 23h.

praça-da-bandeira

Sábado, 15 de agosto

>>> A feira de estilistas independentes O Mercado estaciona no Salão Nobre do Fluminense. Como é Dia dos Solteiros, a organização promete uma edição apimentada, com comidinhas e drinks picantes, além das tendas de moda, arte e design. O evento vai de 14h as 22h e não é preciso pagar para entrar. O Fluminense fica na Rua Álvaro Chaves, 41, em Laranjeiras.

>>> O Aterro do Flamengo, na altura da Rua Côrrea Dutra vai ficar oriental a partir das 17h deste sábado. O local recebe a edição 2015 da Festa do Japão, uma mostra gastronômica e cultural para celebrar as tradições do país. Tem oficinas, artes marciais, apresentações de dança e música e barraquinhas com comidas típicas. A festa vai até às 23h, com entrada gratuita.

>>> Para quem gosta de um bom sambinha, a dica é curtir o projeto Na praça, de graça que, com o apoio da Prefeitura do Rio, tem estreia neste sábado na Praça da Bandeira. A Roda de Samba do Xoxó se apresenta ao ar livre, com entrada gratuita, a partir das 16h.

mercado-bossa

Domingo, 16 de agosto

>>> O  Mercado Bossa completa um ano e, para comemorar o aniversário, preparou uma feira com 21 marcas de moda e decoração brasileiras, além de exposição de arte, comidas, drinks especiais e muita música. Será no Rioow Hostel, na Rua Saturnino de Brito, 190, na Lagoa, a partir das 15h. A entrada é grátis.

>>> Não é carnaval, mas tem folia no Centro do Rio. O bloco Vamo ET, aquele que homenageia o clássico personagem do filme de Steven Spielberg, estará na Rua do Ouvidor, quase na esquina com a Rua do Mercado, para uma festa fora de época, mas muito bem-vinda. É na rua, é de graça, você só paga pelas bebidas que consumir e pode contribuir com a organização, deixando o quanto quiser no chapéu que vai passar pela festa. Começa às 17h!

>>> No Arco do Teles também festa gratuita e de rua. É a Vapor Barato, com clássicos da música nacional e estrangeira. De The Doors a Cazuza, Stevie Wonder a Tim Maia. Sem estilo definido, com a única condição de ser música boa e para dançar. O Arco do Teles fica na Praça Quinze e a festa começa às 17h.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe uma mensagem