5 perguntas para… o designer Durval Amorim

By 14 de agosto de 2015 5 perguntas, inspirações, principal, rio de janeiro

Se você acha que o Rio não pode ficar ainda mais bonito do que já é, veja essas aquarelas:

Parque Lage

Parque Lage

Cine Odeon

Cine Odeon

Casa Daros

Casa Daros

Calçadão de Copacabana

Calçadão de Copacabana

E aí? Concorda comigo que a obra do artista Durval Amorim consegue realçar a beleza sem fim da Cidade da Maravilhosa e deixar qualquer um ainda mais apaixonado pelo Rio? Conheci o trabalho do Durval no Instagram e desde sempre cobiço várias criações dele para mim. Adoro a forma como ele mescla referências e também o traço da aquarela. É gostoso ver um Rio mais colorido e com frescor ao mesmo tempo. Destaque para a série ‘No Rio, de Bike’, que propõe um grande passeio de bicicleta pela orla do Rio.

Nascido e criado em Volta Redonda, ele veio morar aqui por causa da faculdade e não teve jeito: virou carioca por opção. Encantado pela mistura típica da cidade, foi fácil encontrar inspiração na natureza, na agitada vida social e nas criações arquitetônicas. O uso da aquarela veio do desejo de retomar o contato com trabalhos manuais, que estava um pouco de lado. Até hoje, ele faz curso no Chiaroscuro Ateliê, onde aprimora a técnica. Hoje, ele fala sobre a matéria prima do trabalho dele e o papel do Rio nisso tudo.

Como você cria suas aquarelas? Quais são suas inspirações e como você trabalha? Eu me inspiro na cidade do Rio de Janeiro, de cada esquina pode surgir uma nova ideia para uma aquarela. Eu criei um board no Pinterest onde vou pinando tudo que eu vejo e gosto, tanto fotos que eu tiro, fotos de outras pessoas que eu vejo no Instagram ou até desenhos de outros artistas, esse board tem mais de dois mil pins e não para nunca de crescer. Eu nunca pinto uma cena baseada em uma só referência, eu gosto de misturar, de criar novas composições, de inserir elementos inusitados e gosto principalmente de escolher uma paleta de cores bem colorida.

Gávea

Gávea

Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Português de Leitura

Arcos da Lapa

Arcos da Lapa

O Rio e o estilo de vida das pessoas que moram aqui influenciam seu trabalho? Eu acho demais essa mistura que acontece aqui no Rio, de cidade grande com vida cultural agitada no meio de uma natureza exuberante, tem o mar, os morros, a floresta, tudo misturado e a gente ali no meio. Acho incrível poder sair do trabalho num dia de verão e ir à praia, que fica lotada até meia-noite. Isso pra mim é inspiração pura!

Qual seu lugar favorito na cidade? São vários mas acho que o meu preferido de todos mesmo é a orla de Copacabana. Morei em Copa por muitos anos e amo passear de bike pela praia. Curto muito também o centro, adoro andar a pé pela Rio Branco e Carioca, tem muito prédio incrível ali que a gente não repara. Também não posso deixar de citar os prédios da praia do Flamengo, sou apaixonado pelo edifício Biarritz.

O Biarritz

O Biarritz

Você tem uma ilustração favorita? Qual? Eu gosto muito das últimas da série “No Rio, de Bike”, a do ET voando pelo Cristo Redentor me deixou bem contente. Gosto também de uma que eu fiz em 2014 da fachada do Real Gabinete Português de Leitura, que é um lugar lindo e muito pouco conhecido.

Cristo Redentor e um convidado especial

Cristo Redentor e um convidado especial

O que o Rio tem de melhor no inverno? A melhor coisa do inverno são os dias de sol e céu azul sem aquele calorão. Dá vontade de trabalhar, de pintar, de ir a praia, de sair com os amigos e ser muito feliz.

Se você amou as aquarelas do Durval – como não? – pode ir lá no site dele e conferir quais originais ainda estão disponíveis para venda. Ele promete para breve a venda de reproduções. E eu já estou ansiosa para isso porque quero muito a do E.T. 🙂

6 Comentários

  • Reply Bel 14 de agosto de 2015 at 11:23

    Gente, que lindo! Não conhecia o trabalho dele mas me apaixonei de cara antes mesmo de ler a entrevista. Já estou seguindo o perfil dele no instagram.

    https://esoumhobby.wordpress.com/

  • Reply Aline Souza 14 de agosto de 2015 at 12:37

    Eu conheci o trabalho de Durval recentemente e isso já rendeu frutos em uma parceria ótima!! Desejo muito sucesso pra ele, pra nós!! Conheça também o passeio ciclístico mais lindo da cidade: https://www.facebook.com/tweedrj Bjos

    • Reply Viviane da Costa 14 de agosto de 2015 at 13:32

      Aline, nós adoramos seu projeto. Já estávamos de olho nele! Vamos nos falar em breve e sucesso aos dois!! Bjs

  • Reply Laura Hue 14 de agosto de 2015 at 13:05

    A-M-O as aquarelas do Durval <3
    Arrasaram na entrevista!

    bjss

  • Reply Julia Guedes 14 de agosto de 2015 at 16:17

    Bravo!
    Lindíssimo trabalho, que retrata as belezas (além das mais conhecidas, também as não tão óbvias) do Rio, tão presentes no nosso dia a dia!

  • Reply Adeus ano velho, feliz ano 20 de dezembro de 2015 at 19:01

    […] mão? Clicando aqui, você se inscreve e ainda ganha de presente um postal lindo do querido Durval Amorim, que pinta as aquarelas mais maravilhosas desse Rio de […]

Deixe uma mensagem