5 perguntas para… Amanda Costa, do blog A menina da foto

By 7 de julho de 2016 5 perguntas, principal, rio de janeiro

Conhecer pessoas e projetos interessantes é uma das partes mais divertidas do nosso trabalho aqui no blog. Estar em contato com o que nós admiramos e poder dividir com vocês um pouco do que aprendemos com quem nos inspira é uma das razões de o Um fôlego existir. Há algumas semanas, fizemos contato com a Amanda Costa, dona do blog A menina da foto, do projeto Blog incrível, produtora de conteúdo digital, fotógrafa, entrevistada de hoje e o carinho em forma de pessoa. A ideia desse contato era convidá-la para esse papo sobre a mudança profissional pela qual ela passou recentemente, os projetos dela e representatividade feminina no – tão badalado atualmente – mundo do empreendedorismo. E ela, mesmo passando por um momento de transição bastante intenso, com muito trabalho, fez questão de reservar um pouco do tempo dela para conversar com o blog e, principalmente, para falar com você, leitor, que acompanha a gente aqui. Em resumo, a Amanda é criativa, focada, empolgada, atenciosa, cuidadosa e simpática. Ah, se você é mulher, ela também pode ser a pessoa que vai te ajudar a tirar o seu sonho do papel. É que ela tem trabalhado para ‘ensinar mulheres empresárias a produzir conteúdo de qualidade na internet para se conectarem com suas clientes e venderem mais e melhor‘, nas palavras dela. No papo com a gente, Amanda afirma que acredita que ‘o empoderamento das mulheres só vai fazer com que a sociedade melhore e eduque suas crianças – homens e mulheres – com menos preconceitos e igual oportunidade de vencer na vida‘. Lindo, não é? Deu para entender do que a gente fala quando diz que ela é uma querida? Esse é o tipo de discurso que a gente não cansa de ouvir e propagar. Aproveita para ler o que mais ela tem a dizer. A gente aposta que você vai se identificar.

Amanda, você tem alguns projetos, hoje, que estão ligados a uma escolha de mudança de vida que você fez. Como foi essa virada de profissão? Gente, eu vou ser bem sincera: eu tinha vontade de bater a cabeça no computador do escritório quase todos os dias, rs! Por isso, fui percebendo que minha infelicidade e meu estresse naquela época estavam diretamente relacionados ao meu trabalho. Não era questão de ter um trabalho estressante (até era), mas de não me conectar com ele, de não me identificar com ele. Precisei de cinco anos para finalmente tomar a decisão de pedir demissão. Antes disso, eu fiz uma reserva financeira, eu me preparei com terapia e coaching, enfim, tomei uma série de outras decisões para me deixar mais segura e preparada para essa virada de chave. E, olha, não me arrependo!

Alguns cliques do Instagram da Amanda, que vale muito a seguida.

Alguns cliques do Instagram da Amanda, que vale muito a seguida.

O que te ajudou a descobrir o que você amava e investir nisso? A terapia foi fundamental pra mim. Digo que foi o melhor investimento que já fiz na minha vida. O mergulho que eu fiz em mim mesma foi inacreditável. Doeu, porque dói a gente se encarar. Mas essa dor é só o início do processo: depois que a gente aceita viver isso 100%, logo a dor é substituída por uma aceitação surreal de quem a gente é e um amor por nós mesmas que é gigante. Quando a gente se enxerga, passa a enxergar também o que nasceu pra fazer. Sabe como? Eu vou parar de falar porque de vez em quando fico viajando sobre isso e as pessoas vão me achar muito doida, rs!

As duas primeiras fotos são da Nathalia Lovati. O crédito da terceira, eu não achei, mas peguei lá no Instagram da Amanda também.

As duas primeiras fotos são da Nathalia Lovati. O crédito da terceira, eu não achei, mas peguei lá no Instagram da Amanda também.

Hoje, um dos seus projetos tem muito a ver com ajudar as pessoas a realizar o sonho delas, o Blog Incrível. Como essa ideia nasceu? Eu comecei a perceber que muitas amigas que já têm um negócio não sabiam como se comunicar com suas clientes na internet. Também vi que muitas leitoras do meu blog tinham essa mesma dificuldade e a vontade de mostrar o mundo delas para suas clientes e quem mais quisesse ver. Daí surgiu a vontade de criar o Blog Incrível e passar para elas as dicas de mais de sete anos de paixão por conteúdo, fotografia e marketing digital. Mergulhei fundo em todos os estudos que fiz nesses anos para produzir material bacanudo e tô super empolgada, esse projeto é meu filhote! 🙂

O que é fundamental para quem quer empreender e ter o próprio negócio? Ter um profundo conhecimento das próprias emoções. Haverá dias difíceis pela frente, com muitas coisas para resolver, imprevistos, expectativas frustradas. Tudo isso precisa ser enxergado de forma objetiva e como um aprendizado, caso contrário, você surta e não consegue absorver as lições que seu próprio negócio quer te ensinar no dia a dia. Você também precisa ter clareza do macro do seu negócio: recomendo fortemente fazer pelo menos um Canvas de Modelo de Negócios para ter consciência de tudo o que é relevante para sua empresa ter sucesso.

Algumas fotos da Amanda.

Algumas fotos da Amanda.

Pra terminar, como nós falamos sobre o Rio lá no blog e você tem claramente uma ligação forte com a cidade, gostaríamos de pedir uma dica de lugar que você ama e acha que todo mundo precisa conhecer aqui. Ihhh, sou apaixonada por comida e lugar gostoso para encontrar minhas amigas! Por isso vou indicar o Caverna, em Botafogo. Drinks deliciosos, boas cervejas e destilados; um cardápio de petiscos sensacionais (peça as raízes, muito mais gostosas que qualquer batata frita por aí; para quem curte peixe, o salmão com chips de baroa e wasabi é de comer rezando). Os sanduíches são deliciosos e eles sempre têm opções vegetarianas e uma opção vegana por mês. Ah! Para quem curte rock, basta ficar lá dentro e aproveitar a playlist escolhida a dedo!

A conversa com a Amanda rendeu e ela deu algumas dicas de projetos que incentivam o empoderamento feminino que a inspiram. A gente não poderia deixar isso passar, então, aproveita aí as sugestões. ‘Gosto muito do trabalho da Think Eva! Elas trabalham todo o empoderamento feminino de uma forma muito poderosa. Também gostei de ver o Pequenas Empresas, Grandes Negócios comprar essa briga e criar o Grandes Mulheres, uma comunidade no Facebook que visa divulgar empreendedoras e formar conexões de qualidade entre elas. É nessa linha de inspirar, empoderar e fortalecer conexões que o nosso blog desenvolve o Encontro Empreendedoras e A Menina da Foto pelo menos uma vez por ano aqui no Rio (estamos preparando a segunda edição desse ano para outubro!).’

A foto de abertura do post é da fotógrafa Nathalia Lovati. Todas as outras são do instagram da Amanda mesmo. 

2 Comentários

  • Reply Amanda 12 de julho de 2016 at 10:24

    Vivi, amei!!!! Ficou lindo o post. Muito, muito obrigada pelo carinho com meu trabalho, gratidão imensa. Beijos enormes e sucesso para seu blog!!! 🙂

    • Reply Viviane da Costa 12 de julho de 2016 at 20:40

      Sucesso para nós, Amanda! Obrigada por esse contato tão rico! Um beijo.

Deixe uma mensagem