O que aprendi com o cinema

Filmes quase sempre valem uma reflexão. Tirando os muito ruins ou muito abstratos, digamos assim, todos têm algo a ensinar. Os de ação, por exemplo, não ensinam apenas que é possível desafiar as leis da física com um carro, eles costumam tratar sobre superação e persistência também. Valeu, Rocky! Os dramas mostram a vida como ela é. E, melhor, mostram que os dramas passam e a vida segue. As comédias fazem rir. Não há ensinamento melhor que esse. Os de terror ensinam – de uma vez por todas – que você não deve atender ligações depois de assistir a um vídeo macabro e que você deve arrumar um parceiro casca grossa caso o mundo seja invadido por zumbis.

E os romances, bem, os romances nos dão esperança. Põem um sorriso em nossos rostos quando os protagonistas se beijam no final, ou uma lágrima tímida no canto do olho quando eles se separam – antes do beijo de encerramento, claro. Romances ensinam que sempre haverá Paris, que você pode se descobrir apaixonado por seu melhor amigo quando ele anunciar o casamento (com outro/a) e que não importa quanto amor você sinta, o Atlântico é frio para caramba. Não dava para ter arrumado um pedaço de madeira para você, Jack?

Ah, sim, claro, nessa véspera do Dia dos Namorados, não podia esquecer que os romances ensinam que o amor supera todas as diferenças. Com a palavra, um dos casais mais inesquecíveis do cinema: Vivian e Edward.

Porque ‘Uma linda mulher’ é sonho de consumo deles e delas. Afinal, que mulher nunca quis ser tirada da fossa por esse Richard Gere aqui de cima? E que homem não torce para tropeçar em uma gata que tenha a atitude e a beleza de Julia Roberts, que deu vida à prostituta mais espirituosa de Hollywood?

Viviane da Costa

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s