Entreouvido por aí

– Essa música não é daquele filme, que tem aquele cara, que fica com aquela mulher no final?

– Éééé! É isso mesmo!

O diálogo acima aconteceu em uma mesa de bar do Rio de Janeiro, ontem à noite. Ou será que foi em uma padaria de Nova Iguaçu? Ih, talvez tenha sido em uma praia de Arraial do Cabo. Não importa. Pode ter acontecido em qualquer lugar. É sempre assim… Surgem os primeiros acordes de uma música muito famosa e automaticamente as pessoas no recinto pensam: ‘De onde eu conheço isso?’. A maioria dessas canções clássicas vem dos filmes.

A relação entre cinema e música, aliás, é muito estreita e delicada. Algumas músicas viram hinos de uma geração, se tornam símbolo de um estilo e são o ponto alto de alguns filmes. Ferris Bueller (cantando como um louco aqui em cima) e seu ‘Twist and shout’ é o maior exemplo disso. Uma canção consagrada pode ser fundamental e fazer toda a diferença em um filme, como é o caso de ‘Non, je ne regrette rien’ em ‘A origem’. Um longa também pode ser o responsável por eternizar versinhos como ‘Tell me more, tell more, was it love at first sight?’, que embalou o amor juvenil de Olivia Newton-John e John Travolta em ‘Grease’. Uma música pode se chamar ‘The sound of silence’ e resumir a história de um filme em uma sequência de abertura. Se tiver o Dustin Hoffman (novo e gato) – prestes a viver a primeira noite de um homem – andando em uma esteira de aeroporto, então, é certeza de sucesso. E se o casamento entre música e filme dá certo de verdade, ele pode marcar a história (do mundo!) e ser o orgulho de fiés padrinhos que não admitem que um passo seja dado fora da linha.

É verdade que, como em todo relacionamento, às vezes a parceira desanda, mas para quê falar de coisas ruins em plena sexta-feira? Por hoje, fiquemos com as trilhas sonoras que são inquestionavelmente boas para o fim de semana já começar com o pé direito!

Júlia Faria e Viviane da Costa

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s