9 aberturas inesquecíveis de séries

Todo mundo tem uma série favorita. E todo mundo tem uma abertura de série favorita. Uma boa abertura deixa o espectador mais imerso no universo de um seriado e faz com que as pessoas lembrem dele por muito tempo, mesmo depois do fim de sua exibição. Aposto que ao pensar na sua série preferida, você vai lembrar do seu personagem mais querido, da cena mais marcante e da música que te faz parar tudo para ficar alguns minutos na frente da TV.

É uma pena que as emissoras estejam abrindo mão de uma coisa tão legal. Hoje, são muitos os seriados que têm apenas um rápido frame com o nome da atração. Emoção zero. Mas, como a gente não deixa de lado o prazer de assistir a uma boa abertura, aqui está uma lista com 9 aberturas inesquecíveis de séries:

9 – Sex and the City: as quatro amigas mais emblemáticas da TV são representadas nessa abertura pela líder do grupo, Carrie Bradshaw, e pela cidade onde tudo acontece, Nova York. E a mensagem, logo de cara, é: a vida é glamourosa, mas fique atenta porque a qualquer momento você pode ser surpreendida por uma poça de água que está no lugar errado.

8 – Pretty Little Liars: a abertura é curtinha, mas suficiente para instigar e dar um certo medo do que essas meninas vão aprontar. A música é ‘Secret’, da banda The Pierces.

7 – Chuck: se o seriado é divertido, esta abertura não fica por menos. O bonequinho foge de tiros e ninjas, prevendo toda a ação presente na série. Tudo isso combinado com a versão instrumental da viciante Short Skirt/Long Jacket, do Cake .

6 – United States of Tara: a abertura desta série rendeu um Emmy a seu criador, Jamie Caliri, em 2009. Nada mais justo. Um livro de pop-up, como aqueles de crianças, onde as imagens ‘saltam’, mostra as diferentes personalidades de Tara. A música ‘You’ll be fine’ – linda, por sinal – deixa a sequência de imagens ainda melhor.

5 – True Blood: imagens perturbadoras e uma canção sexy. Não precisa de mais nada para apresentar a série que reúne os vampiros mais gatos da TV. A música é  ‘Bad Things’, um folk sulista de Jace Everett.

4 – Mad Men: um homem de negócios desaba em queda livre entre arranha-céus tomados por anúncios publicitários. Sem rosto na abertura, o homem ganha forma no Don Drapper da série, um publicitário que vive em meio a revolução cultural dos anos 60. O tema faz uma homenagem à abertura de North by Northwest e ao pôster de Vertigo, filmes de Hitchcock.

3 – Friends: ‘I’ll be there for you’, da banda The Rembrandts, virou hino do seriado e, por que não?, da amizade. A música é ótima e mostra bem o clima da série – ‘seu trabalho é uma piada, você está sem dinheiro, sua vida amorosa é um desastre’. A abertura virou um clássico, mas não era bem o que os criadores queriam. A ideia original tinha a música ‘Shiny Happy People’, da banda REM, combinada com imagens do grupo de amigos.

2 – Dexter: o serial killer que dá nome ao seriado tem uma rotina bem comum – acorda, faz a barba, toma café. Seria tudo bem comum mesmo. Não fosse pelo sangue que brota na tela a cada ato aparentemente rotineiro de Dexter e revela a personalidade psicopata do personagem. E se a série é de suspense, a música é… de uma levada animada, para fugir do clichê, segundo os produtores.

1 – Simpsons: você até pode não ser muito fã de Homer e companhia, mas é impossível não gostar das aberturas, que mudam a cada episódio. Bart sempre escreve uma nova frase na lousa, Lisa toca solos diferentes de saxofone e uma nova ‘piada do sofá’ está lá para fazer graça. A abertura escolhida aqui é polêmica. Tem a colaboração do artista de rua Bansky e critica a exploração da mão de obra barata na produção da própria série – parte da animação dos Simpsons é feita na Coreia do Sul, onde os artistas ganham 1/3 do que os profissionais ganham nos EUA.

Júlia Faria

Um comentário sobre “9 aberturas inesquecíveis de séries

  1. Pingback: Expira, inspira: primeiro aniversário! | um fôlego

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s