Nelson Rodrigues está no Rio

E Nelson Rodrigues está também de volta ao blog. Há algum tempo nós fizemos um texto sobre as comemorações do centenário do jornalista, dramaturgo, escritor (e tudo mais o que ele foi), falando de eventos que aconteciam em São Paulo para celebrar a data. Agora, moradores do Rio, é a vez de vocês soltarem os fogos! Começa hoje na Cidade Maravilhosa o primeiro de muitos eventos que vão lembrar o Anjo Pornográfico até o final do ano.

‘A gosto de Nelson’ é um festival idealizado por Nelson Rodrigues Filho e Crica Rodrigues, e realizado pela Funarte, que vai apresentar até o dia 31 de agosto todas as 17 peças escritas pelo dramaturgo. É a primeira vez que toda a obra teatral de Nelson é reunida em um mesmo projeto. O festival tem a participação de grupos e companhias de diferentes estados brasileiros e as montagens vão ser encenadas nos teatros Dulcina e Glauce Rocha, no Centro da cidade, sempre às 19h.

‘A Mulher Sem Pecado’ / Foto de Eliane Torino; ‘Vestido de Noiva’ / Foto: André Stéfano

Hoje e amanhã, no Teatro Dulcina, Os Satyros, de São Paulo, encenam ‘Vestido de Noiva’, considerada uma das principais peças de Nelson Rodrigues. No Glauce Rocha, ‘A mulher sem pecado’ ganha o palco com os atores do Instituto João Ayres, de Minas Gerais. A programação completa você pode ver aqui. E o melhor é que o ingresso custa R$ 5. E ainda tem a meia a R$ 2,50.

Se você já está bem feliz com um mês inteiro de Nelson para aproveitar, pode pegar a agenda para não perder nada porque vem mais por aí! No dia 3, sexta-feira, estreia na Sala Baden Powell ‘Oh, Nelson Rodrigues, que adoráveis criaturas!’, com direção de Wagner Brandi. No dia seguinte, é a vez de ‘O beijo no asfalto’, dirigido por César Rodrigues, no Gláucio Gill. Ainda em agosto estreiam ‘A serpente’, no dia 16, no Teatro Nelson Rodrigues, e ‘O casamento’, no dia 30, no Carlos Gomes. Em setembro, o Centro Cultural do Banco do Brasil apresenta ‘Valsa nº6’, com a Cia. de Teatro Portátil. Também são planejadas três exposições para o mesmo mês no Glauce Rocha sobre a relação de Nelson Rodrigues com TV, cinema, jornalismo e futebol.

E para fechar o ano – e as homenagens – em grande estilo está marcada para o dia 28 de dezembro a estreia de ‘Vestido de noiva’, no Theatro Municipal, com direção de Nelson Rodrigues Filho. O dia escolhido é o mesmo da estreia da peça em 1943. A montagem também vai reeditar o cenário original criado por  Tomás Santa Rosa.

Para organizar sua vida – e sua agenda, que deve estar de cabeça para baixo depois de tanta informação -, fizemos um resumo dos eventos que estão marcados para o Rio de Janeiro. É só clicar aqui!

Viviane da Costa

Um comentário sobre “Nelson Rodrigues está no Rio

  1. Meia a 2,50…não tenho nem mais desculpa pra não ir ver uma, ao menos…hauahaua. Mas você fez até uma agenda das peças, que bonita! =D

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s