Estilo de novela: OiOiOi (parte I)

Avenida Brasil é uma das novelas mais marcantes dos últimos… 10 anos? Sem dúvidas, é a maior sensação desse ano e já está com um lugar reservado na história da dramaturgia brasileira. Se não pela história em si, então pelos personagens memoráveis e interpretações impecáveis. O ‘núcleo Tufão’, por exemplo, é inesquecível: o próprio ex-jogador-atual-corno-manso, Carminha, Nina, Jorginho, Max, Murici, Leleco, Ivana e Ágata. Essa família será inesquecível pelas particularidades da personalidade de cada um e pelos figurinos feitos sob medida. Hoje, portanto, vamos revirar o guarda-roupa dos personagens que moram na principal casa da novela que está congelando o Brasil! (Desculpa, gente, mas eu não resisti).

Tufão, o pai lesado

Noveleiros dão conta de que Tufão mudou o visual depois de se apaixonar por Nina e aquela história toda. Eu, particularmente, não notei muita diferença. Ele só apareceu um ou dois dias de roupa social, mas a essência do visual continua a mesma: roupas básicas e acessórios beeeeem chamativos para compensar. É sempre aquela combinação de blusa de malha sem estampa, calça esportiva, cordão de ouro para fora da camisa e relógio grande.

Carminha, a mãe desnaturada

Branco, branco, branco. E muito ouro. Carminha, assim como o marido, adora exibir cordões, pulseiras e brincos, além do indispensável pingente de ‘T’ que ostenta no colo. Não abre mão de um bom salto alto e até troca o branco por peças em cores pastéis. Os tecidos são os mais delicados, de preferência, seda e cetim. Se não está com um vestido de alfaiataria, a pedida certa é a blusa social com calça e um cinto que marque presença. O estilo da Carminha se contrapõe bastante ao espírito maléfico dela, o que foi feito propositalmente pelos figurinistas.

Nina, a vingativa chata

Quando não está com seu indefectível uniforme de empregada à espreita em algum canto da mansão de Tufão, Nina deve se preocupar com mil coisas, menos com o visual. Até porque naquela cabeça parece que só há espaço para vingança. E o figurino da personagem passa essa ideia de ‘desligamento’ do mundo mesmo. Nina usa peças básicas, de cores neutras. Nada de saias ou vestidos. Só calças, camisetas, casacos e, se necessário, um boné para disfarçar. Destaque mesmo só para o cordão com dois pingentes de objetos de culinária que não saem do pescoço dela.

Jorginho, o último a saber de tudo

É o típico filhinho-de-papai, também conhecido no Rio de Janeiro como playboy, que só usa roupas de marca e mantém o corpo em dia com muita malhação. Jorginho, assim como os pais, também é chegado em um acessório extravagante. Vive com cordão prateado e brinco de brilhante. O cabelo é bem curto dos lados e volumoso no alto da cabeça. A barba dá o toque especial!

Max, o cachorrinho

Max é brega, né? Espero não ser apedrejada por isso. Até porque como é possível definir aquelas combinações do personagem? Max usa umas estampas bastante diferentes (para pegar leve), não foge da história dos mega acessório que assombra essa família e ainda cultiva um cavanhaque de gosto bem duvidoso. A sorte dele é que sobra o físico conservado do Marcelo Novaes para materializar as burrices que ele comete.

Amanhã, Muricy, Leleco, Ivana e Ágata encerram a análise dos figurinos do ‘núcleo Tufão’ da novela Avenida Brasil.

Viviane da Costa

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s