Parabéns, Mr. Bad Guy

Eu, Júlia, lembro bem quando ouvi Queen conscientemente pela primeira vez – digo conscientemente porque, claro, já tinha ouvido a marcante voz de Freddie Mercury antes, mas sem ligar o nome à canção. Foi na sétima série. Eu tinha 12 anos e uma amiga fanática por Queen. E a Cássia era fanática mesmo. A cada 10 palavras, 8 se dividiam entre Freddie Mercury e Queen. Hoje ela segue fã, um pouco mais controlada, mas ainda caída de amores pelo Mr. Bad Guy. Nunca fui tão apaixonada como ela, confesso. Porém, inevitável não gostar de clássicos como ‘I want to break free’, ‘Love of my life’ e ‘We are the champions’.

Eu, Viviane, lembro bem quando ouvi ‘Bohemian Raphsody’ pela primeira vez. E era um cover do Queen. Acreditem ou não, conscientemente, minha música favorita de Freddie Mercury me conquistou por outras vozes. Sorte a minha ter um irmão que gosta muito de rock e rapidamente me deu um esporro: ‘Como você não sabe que isso é do Queen?’. Eu não sabia, mas hoje sei a letra de cor e não demoro muito mais do que dois segundos para reconhecer a voz do vocalista de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Acho que deu para limpar a minha barra…

Se estivesse vivo, nosso muso Freddie completaria 66 anos hoje. Farrokh Bulsara, como ele foi batizado ao nascer em Zanzibar, morreu em 1991, mas compôs e interpretou canções de uma maneira tão única que marcou a história da música. Foi um astro do rock dos pés até o último fio de bigode, com direito a todas as genialidades e polêmicas que o título inclui.

Para comemorar o nascimento do cantor, todo dia 5 de setembro se transforma em Freddie for a Day, uma iniciativa feita também para arrecadar fundos que contribuam na luta contra a Aids, doença da qual ele sofria. Este ano, Freddie ganhou uma homenagem especial: foi transformado em personagem honorário do Angry Birds. Isso mesmo, aquele joguinho pelo qual você deve ser viciado. O passáro Freddie dá o ar da graça em uma releitura do vídeo de Bicycle Race, feita pela produtora Rovio,  criadora do game.

Freddie Mercury colecionou muitos prêmios e títulos ao longo da carreira – alguns mantidos até hoje. Atualmente é o queridinho de jovens hipsters que embarcaram na onda do bigode, afinal, essa foi uma das marcas registradas dele. Também virou personagem de humor na pele do autor Eduardo Sterblitch, que faz o Freddie Mercury Prateado, e meme nas rede sociais. E que ele continue sendo referência por muitas e muitas gerações!

Júlia Faria e Viviane da Costa

2 comentários sobre “Parabéns, Mr. Bad Guy

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s