Musas inspiradoras

Desde que a música é música, o amor domina o topo das paradas no quesito inspiração. Do rock ao clássico, não há artista que nunca tenha escrito uma canção inspirado por ele. E, quando se fala em amor, não dá para deixar de lado a infinidade de musas que renderam sucessos. São namoradas, mães, filhas e mulheres que despertaram paixões platônicas, todas inspiradoras de músicas e da nossa playlist de hoje.

Tão boas quanto as canções são também as histórias de suas origens. Em ‘Isn’t she lovely’, Stevie Wonder canta o amor por Aisha, a filha então recém-nascida. ‘Madalena’, imortalizada na voz de Elis Regina, é, na verdade, Vera Regina, uma ex-namorada do compositor Ronaldo Monteiro. Logo depois que o namoro acabou, ele foi afogar as mágoas em um bar na Praia de Copacabana. E de lá saíram os famosos versos que dizem que ‘o mar é uma gota comparado ao pranto meu’.

‘Something’, de George Harrison, e ‘Layla’, de Eric Clapton, têm a mesma musa inspiradora: a modelo Pattie Boyd. A inglesa foi casada com o inesquecível beatle e despertou a paixão de um dos seus melhores amigos. O amor de Eric Clapton por Pattie rendeu a canção ‘Layla’, um dos maiores sucessos do cantor e a chave para o coração da modelo. É, minha gente, Clapton bancou o fura-olho e acabou casando com a mulher do amigo. E, apesar da disputa amorosa, a amizade entre os dois se manteve firme e forte.

George Harisson e sua musa Pattie Boyd

Para fechar nossa lista, uma história bem curiosa. Ao contrário do que se possa pensar, Dorival Caymmi tinha um muso inspirador quando escreveu ‘Marina’. A canção foi feita para o filho do cantor que, ainda criança, disse ‘estou de mal com você’ para o pai. E assim, a inocente frase se tornou um dos versos mais clássicos da música brasileira.

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s