Expira, inspira: clique!

Fotografias são boas de tirar e de admirar. O registro de um momento especial em nossas vidas; o flagra feito meio sem querer e que você só descobre depois de um olhar mais atento; ou mesmo um retrato pessoal só para o próprio prazer: tudo isso (e mais um pouco) é capaz de transformar a fotografia em um ‘item’ tão adorado pelos seres humanos. Foto na camiseta, na parede de casa, na galeria de arte, com flash, escura, bem focalizada, tremida, digital, analógica… De todo tipo! As opções para a nossa geração são incontáveis. Depois da febre das câmeras ‘instantâneas’ e dos computadores lotados de arquivos sem previsão de impressão, está de volta o uso de câmeras à moda antiga, daquelas que precisam de filme e de tempo para revelação. De uma forma ou de outra, fotografias estão sempre na moda… E na arte, e nas ruas, e por todo canto.

Dicas para ter mais fotografia na sua vida:

Onde comprar:

Lomography: para pirar os fãs de lomo. A loja tem produtos de todo tipo, acessórios para as câmeras e para você (como bolsas) e ainda oferece workshops para quem quer aprender mais e se aprofundar. Aqui estão algumas dicas espertas para você já colocar a mão na massa.

Imaginarium: há câmeras lomo, filmes fotográficos, porta-retratos tradicionais e digitais e capinhas para a velha de guerra que você tem em casa. Dá para comprar indo direto em uma loja ou online.

Livraria da Travessa: livros! Muitos deles sobre fotografias, de todos os tipos. Em algumas lojas também há lomos e produtos para incrementar seu hobby.

Stickygram: já pensou em ter suas fotos do Instagram coladas no mural de metal do seu quarto ou mesmo na geladeira? Isso é possível com o Stickygram. O site é bem prático. O pagamento é em dólar.

Onde apreciar:

Flickr: uma rede social de fotografia. Se não for a mais conhecida do mundo, está entre as mais cotadas, com certeza. Dá para conhecer trabalhos legais e criar uma conta para você exibir seus melhores registros.

Instituto Moreira Salles: eles têm uma área só de fotografia no site, o que já é uma maravilha. E só melhora. No IMS existe a Reserva Técnica Fotográfia, que tem mais de 550 mil imagens no acervo. Pode reservar bastante tempo na agenda para tanta foto!

Centro Cultural dos Correios: está em cartaz a exposição ‘Vida em movimento’, que reúne finalistas do concurso realizado pelo Centro de Estudos Culturais, cujo objetivo é mostrar o valor e a beleza da vida humana em diversos estágios.

Centro Cultural da Justiça Federal: o prédio do CCJF já é lindo e uma delícia e nesse mês eles estão recheados de exposições de fotografias. ‘Verão: Quando o Rio é Mais Carioca’ reúne 65 imagens do verão do Rio desde a década de 50, feitas por fotógrafos do jornal O Globo. Em ‘Sonata’, Marcia Foletto, também fotojornalista d’O Globo, apresenta cerca de 20 imagens em preto e branco que destacam aspectos gráficos, geométricos e o lirismo escondido da paisagem natural e urbana do Rio. O fotógrafo holandês Jan Banning mostra em ‘Bureaucratics’ a semelhança entre escritórios de instituições públicas de oito países. Por fim, ‘Construção’ é um projeto da fotógrafa alemã Ewa Priester, desenvolvido durante a reforma de sua própria casa no bairro de Santa Teresa.

Onde aprender: Nós não conhecemos nenhum curso para recomendar com segurança, portanto, sugerimos aquela boa pesquisa com amigos e em sites especializados. Nosso companheiro Google também está sempre aí para dar uma mãozinha!

Onde saber ainda mais: Lomogracinha é um blog que se explica logo no nome. E é isso mesmo que ele diz. Três amigas falam de uma forma ‘gracinha’ sobre lomos. Para se apaixonar!

Viviane da Costa

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s