O que os filmes da Pixar nos ensinam sobre amizade

Como já foi amplamente divulgado, a Disney anunciou que vai produzir Carros 3 e Os Incríveis 2. Para quem me conhece, Disney Freak é pouco para explicar o quanto eu amo (quase) tudo que essa empresa faz. Já estou mais do que ansiosa, mas infelizmente, ainda não tem previsão de estreia para nenhum dos dois. Pelo menos Finding Dory já tem data – junho de 2016 – e eu não consigo nem colocar em palavras o quanto quero ver essa sequência.

Mas enquanto ainda não podemos ver nenhum desses filmes, podemos relembrar os momentos mais inspiradores da Pixar – afinal, inspiração é o que move o Um Folêgo! E se tem uma coisa que podemos levar para a vida assistindo aos filmes da Pixar é a importância das verdadeiras amizades:

Toy Story

Woody e Buzz, Woody e Andy, todos os brinquedos – O tempo passa e a amizade entre eles só aumenta; estão sempre prontos para ajudar uns aos outros.  Não há nada que traduza melhor isso do que a música “You´ve Got a Friend in Me” (Amigo Estou Aqui, na versão brasileira), que se repete nos três filmes. A letra diz “Se a fase é ruim e são tantos problemas que não tem fim. Não se esqueça que ouviu de mim: Amigo estou aqui.”

Monstros S.A.

Quem diria que um monstro enorme e assustador criaria uma linda amizade com uma criança humana, contra todas as regras? Mas é a partir desse laço que os monstros descobrem que o riso é muito mais poderoso que o grito e deixam de assustar as crianças. A música tema do filme é “If I didn’t have you”, ou Eu Nada Seria Se Não Fosse Você, em português. Abaixo, uma das cenas mais fofas de todos os tempos:

Procurando Nemo

O que não faltam aqui são amizades improváveis: peixes, tubarões, tartarugas – todos superam suas diferenças em nome de um objetivo maior. Um peixe metódico e medroso encontra uma peixinha esquecida e impulsiva e, juntos, eles acabam se completando. Aí vai uma cena que eu amo e resume como as amizades são importantes em nossas vidas:

Up

Um pequeno escoteiro em busca de uma medalha por ajudar os idosos e um velho ranzinza que só quer ficar sozinho podem ser amigos? Não só podem como devem! Demora para acontecer, mas a amizade deles só mostra como a vida é melhor quando se tem alguém para compartilhar as alegrias e tristezas.

Carros

O talentoso mas metido Relâmpago McQueen é uma estrela nas corridas e adora a fama. Mas um dia ele se perde e vai parar em uma cidadezinha, com carros antigos que estão muito longe dos holofotes mas têm um bom coração (eu sei que carros não têm coração mas em filme da Disney vale, né?). McQueen descobre que as amizades verdadeiras e puras são muito mais importantes do que as vitórias nas pistas. O trecho abaixo mostra como as amizades mudam o personagem principal, para melhor.

Concorda? Discorda? Qual a amizade que mais te inspira nos filmes da Pixar?

Luiza Canetti

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s