5 livros para querer se aventurar pela cozinha

cozinhar por mia couto

Devo admitir que minha habilidade na cozinha é muito limitada e se resume a uma simples, mas não menos deliciosa, torta de limão. Logo, já deve ter dado para perceber que esse post não veio parar aqui porque eu amo cozinhar. Ele está aqui porque amo comer. E porque adoraria saber cozinhar. Se você está nesse time, delicie-se com a lista de sugestões de livros para quem quer se aventurar pela cozinha. Se você já é bem familiarizado com as panelas, melhor ainda. Basta escolher o livro e, claro, a receita.

1 – Julie e Julia – 365 dias, 524 receitas e uma cozinha apertada, de Julie Powell, conta a história da própria, uma mulher chegando aos 30, meio sem rumo, em um emprego mais ou menos, que acaba de se mudar com o marido para um ‘apertamento’ no subúrbio de Nova York. Para dar uma sacudida na vida, ela resolve encarar o desafio de preparar em um ano todas as 524 receitas do clássico Mastering the Art of French Cooking, livro da quase xará Julia Child, pioneira nos programas de culinária da TV americana. A experiência foi contada em um blog que depois virou o livro que virou o filme de mesmo nome estrelado por Meryl Streep e Amy Adams.

2 – Cozinha Confidencial – Uma aventura nas entranhas da culinária, de Anthony Bourdain, é quase um livro de memórias. Bourdain, chef do bistrô Les Halles, um dos mais badalados de Manhattan, usa uma linguagem rápida, com um humor um tanto ácido e de forma apaixonada, para contar lembranças e, ao mesmo tempo, desvendar segredos de quem trabalha na cozinha, sem censura. O chefe, de personalidade bem excêntrica, tem boas histórias para contar da própria trajetória pela gastronomia – que começa com um emprego de lavador de pratos e inclui até contatos com mafiosos e problemas com drogas – e da parte que ninguém conta sobre o que acontece antes dos pratos chegarem à mesa do freguês, como o improviso com alimentos com data de vencimento já no limte.

julie e julia_revolução na cozinha

3 – As divas na cozinha – Histórias e receitas das estrelas da música e do cinema, de Evânio Alves. Cozinha é, sim, lugar de diva. Marilyn Monroe e Audrey Hepburn que o digam. A relação delas e outras 50 musas do cinema e da música está no livro de Evânio Alves, que reúne histórias curiosas, como a de Elizabeth Taylor que, tão apaixonada por frango frito, foi parar em um pronto-socorro engasgada com uma coxa de galinha, além de fotos raras das divas com a mão na massa e, o que mais não podia faltar, as receitas que conquistaram tantas mesas famosas.

4 – Escoffianas brasileiras, de Alex Atala, é um prato cheio para quem tem curiosidade pela história de famosas receitas – são mais de 100 em todo o livro – e também quer conhecer a rotina de um chefe de cozinha. A obra de 500 páginas se divide em três seções: Aprendizado, Sonho e Realidade, ao longo das quais Atala, representante brasileiro na nossa lista, narra toda trajetória até à chegada ao posto de famoso chef, além do dia a dia de um cozinheiro e dono de restaurante. O nome um tanto diferente do livro é uma junção das Bacchianas Brasileiras de Villa-Lobos com o nome do chef Auguste Escoffier, considerado o criador da cozinha moderna francesa.

5 – Revolução na cozinha – Qualquer um pode aprender a cozinhar em 24 horas, de Jaime Olivier, fecha nossa lista com o título de livro dedicado a provar que qualquer um pode, e deve, encarar um fogão. O renomado chefe inglês propõe que as pessoas deixem de lado a comida pronta e voltem a cozinhar. Para isso, Olivier prepara um verdeiro guia que começa com uma explicação sobre utensílios básicos de cozinha, seguida por sugestões de alimentos que não se pode deixar de ter em casa e receitas simples, sempre acompanhadas de belas fotos com passo a passo.

divas_atala_olivier

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s