Filmes que se passam em Londres

Foto: Luiza Canetti

Foto: Luiza Canetti

Nas palavras do grande pensador contemporâneo Joey Tribbiani, London baby! Pisei em solos londrinos na semana passada e essa cidade incrível inspirou meu post de hoje. Tanto que digito estas singelas palavras diretamente da maravilhosa British Library.

Muitas coisas vêm à cabeça quando se fala em Londres: a família real, chá das 5, fish and chips, ônibus vermelhos de dois andares, cabines telefônicas, o senso de humor um pouco estranho, o sotaque, o céu nublado, pubs, musicais…e, é claro, filmes! Aí vão os meus preferidos:

O Diário de Bridget Jones

Sempre que ouço o sotaque britânico penso no Hugh Grant e no Colin Firth (sou só eu?), então nada melhor do que começar a lista com um filme estrelado pelos dois. A adorável e estranha Bridget Jones não é uma típica heroína de comédias românticas, ela é gente como a gente. Um pouco acima do peso, solteira, insegura, ela bebe e fuma mais do que deveria e não tem muito filtro na hora de falar o que pensa. Ela acaba no meio de um triangulo amoroso com seu chefe (Hugh Grant) e um antigo amigo da família, Mr Darcy (Colin Firth). Vemos Bridget andando nos típicos taxis pretos de Londres, em pubs e pelas ruas e pontos famosos da cidade. Impossível não querer ser ela e morar em Londres depois de ver esse filme!

Mary Poppins

Ninguém personifica mais o modo britânico de ser do que Mary Poppins. Ao mesmo tempo que ela gosta de regras e disciplina, ela também sabe como se divertir. Esse talvez tenha sido meu primeiro contato com a cidade e o que mais ficou marcado para mim foram os telhados com as chaminés, que são realmente muito típicos pelas ruas londrinas. Toda vez que passo por essas casas me dá uma vontade quase incontrolável de começar a dançar Step in Time

Sweeney Todd

Sei que já falei sobre esse filme antes, mas Londres é praticamente um dos personagens de tão significativa que é. Não só pelas meat pies, prato mais do que tradicional por aqui, mas por todo o clima. Essa história não poderia se passar em outro lugar, só Londres faz sentido. Tanto que a primeira música é sobre a cidade. Uma visão um pouco mais sombria do que os filmes anteriores, mas super válida também. Favor ignorar o fato de que o Johnny Depp pode fazer tudo, menos cantar direito.

Um Lugar Chamado Notting Hill

Difícil encontrar alguém que não goste desse filme. Julia Roberts e Hugh Grant (sim, ele de novo) juntos, não tem como não amar. O título é um bairro super fofo de Londres, onde fica a livraria de William. É lá que ele conhece Anna, uma famosa atriz de cinema e os dois começam uma complicada história juntos. Super previsível, mas eu amo a leveza e a simplicidade com que o enredo se desenrola. O filme fez o bairro ficar super em evidência e hoje em dia é um dos lugares mais visitados em Londres. Aí vai uma cena que mostra um pouco de Notting Hill

V de Vingança (V for Vendetta)

O filme mostra uma Londres bem mais sombria e assustadora. No futuro, a Inglaterra vive um regime totalitário e um homem mascarado conhecido como V usa táticas terroristas para combater o governo. A história é muito interessante e facilmente relacionável com muitas situações atuais ao redor do mundo. As ações de V são controversas e acho que é um filme que pode gerar um debate importante sobre como lutar pelo que se acredita – extremamente relevante em épocas de manifestações, em que a máscara do personagem virou símbolo. Mas isso é uma discussão para outro post. Para este, fica a cena mais marcante – para quem ainda não viu o filme, é a cena final, fiquem avisados!

Um Grande Garoto (About a Boy)

Hugh Grant de novo! Um dos filmes mais fofos de todos os tempos, Um Grande Garoto é sobre como certas pessoas podem mudar nossas vidas, mesmo as mais improváveis. Will é um solteirão rico e narcisista que decide fingir que é um pai solteiro para conhecer mulheres. Ele acaba conhecendo Marcus, um menino de 12 anos que não tem amigos na escola e tem que lidar com uma mãe depressiva. Will decide ajudá-lo a ser mais sociável e em troca é o menino que o ensina a ser uma pessoa melhor. O fato da história se passar em Londres não é tão significativo nesse filme como nos outros, mas não importa, faz qualquer um se apaixonar pelos ingleses (nada mais fofo do que crianças com esse sotaque!) e por isso entra na minha lista.

Outros filmes em Londres super conhecidos que muita gente ama são Closer, Simplesmente Amor e Match Point, mas como eu não gosto deles e a lista é minha, ficam só citados mesmo (ai como eu sou má!). Para quem nunca viu, vale a pena ver uma vez, mas eu não achei nada demais. Mas sintam-se mais do que livres para discordar!

Luiza Canetti

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s