Expira, inspira: Conchita Wurst e o troféu contra a intolerância

conchita wurst

Lembro a primeira vez que vi uma foto de Conchita Wurst. A minha primeira reação foi de enorme curiosidade. Afinal, quem seria a mulher bem vestida, com cabelão de modelo, maquiagem de dar inveja e… uma farta barba? Ela é a mais nova vencedora do tradicional concurso de música Eurovision, uma espécie de The Voice europeu, produzido desde 1956. Claro, é a dona de uma voz poderosa. E alter ego de Thomas Neuwirth. O austríaco afirma ter criado a drag queen para chamar atenção para a importância de debater a intolerância contra tudo e todos que parecem diferentes. Bom, parece que ele acertou.

Após a vitória no Eurovision, Conchita Wurst tornou-se conhecida no mundo inteiro, ganhou fãs e apoiadores, tornou-se um símbolo da manifestação pela liberdade sexual e incentivou as discussões sobre gênero e preconceito. Em alemão, a palavra Wurst significa salsicha e é comumente usada em uma expressão que significa ‘é tudo o mesmo’. Na explicação dada por Conchita, ‘é tudo o mesmo, independentemente da forma como você aparenta ou de onde vem, porque a única coisa que importa é a pessoa que você é’. O que importa é que ela venceu o Eurovision porque tem um talento e tanto. É só clicar no vídeo abaixo para conferir.

O caminho até o sucesso com Rise like a Phoenix, cantada no Eurovision, não foi fácil. Conchita enfrentou um alto percentual de opositores à participação no festival. Infelizmente, a gente sabe que a vida da cantora não vai ser um total mar de rosas daqui em diante. O preconceito existe e não vai desaparecer como num passe de mágica. Porém, é bom saber que há vozes lutando para mostrar ao mundo a importância de aceitar o outro sem antes encaixá-lo em algum rótulo, seja por opção sexual, cor da pele ou religião. Mais uma vez, como disse Conchita, o que importa é o ser humano. E, nas palavras dela, ‘cada um deve poder viver a sua vida como considerar correto, desde que não prejudique ninguém’.

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s