Pitaco: países latinos, Copa do Mundo e a moda

Tá tendo Copa. Tá acabando a Copa e já tá batendo saudade antecipada do Mundial – que garantiu nota alta em público, resultados inesperados, jogos eletrizantes e empolgação. Faltam poucos dias para o fim do campeonato e a gente não quer sair do clima que contagia até os menos apaixonados por futebol. Se já falamos do verde e amarelo brasileiro, chegou a vez de falar sobre as influências e referências no mundo da moda de outros quatro países latinos, que estão ou passaram pela Copa de 2014. Vamos aos nossos escolhidos:

Colômbia – na terra de nossos próximos adversários na Copa é fabricada uma bolsa que virou febre, a bolsa Wayuu – nome da tribo indígena que produz artesanalmente o acessório. Feita em teares, com lã ou algodão, a bolsinha colombiana tem formato de saco, padronagem geométrica e cores vivas e contrastantes. Na Colômbia, é possível comprar modelos com preço variando entre R$ 35 e R$ 100. Aqui no Brasil, depois que a peça virou desejo, os preços chegam a ser até cinco vezes mais altos.

bolsa colombiana final

Equador – sabe o Chapéu Panamá? Deveria se chamar Chapéu Equador. O charmoso acessório de palha é produzido na equatoriana cidade de Cuenca, ao sul da capital Quito. Para a fama panamenha, há várias versões. Segundo a mais contada delas, os operários que trabalhavam no canal do Panamá usavam o chapéu para se proteger do sol do Caribe. Em uma visita às obras, o presidente americano Theodore Roosevelt posou com o acessório, que ganhou projeção mundial.

chapéu panamá final

México – na cultura mexicana, caveiras são símbolos de vida, renascimento e igualdade. Por lá, o Dia dos Mortos, comemorado em 2 de novembro, como é aqui, é uma festa e, por isso, as caveiras mexicanas são tão coloridas e alegres. Elas passaram pelas fronteiras mexicanas e chegaram aos outros países em camisetas, acessórios e até tatuagens.

caveira mexicana final

Argentina – a contribuição argentina é, na verdade, de origem espanhola e francesa, mas entrou na nossa lista por ser uma paixão hermana. Estamos falando das alpargatas, calçado muito usado pelos nossos vizinhos. Em geral, as alpargatas são feitas de brim ou lona, com solado de corda ou lona, e, cheias de conforto, contribuem para um visual despojado e charmoso.

alpargata final

Ps.: A gente confessa que tentou falar sobre todas as nações da América Latina classificadas para o Mundial, porém não encontramos referências vindas de Uruguai, Chile, Costa Rica e Honduras. Tem alguma sugestão? Conte para a gente!

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s