Expira, inspira: David Luiz e um gesto que fica como lição da Copa

Quando o juiz apitou o fim do jogo entre Brasil e Colômbia, enquanto eu e você comemorávamos a vitória, câmeras registravam a imagem da semana – provavelmente uma das cenas mais bonitas da Copa do Mundo: o abraço de David Luiz e James Rodriguez.

David Luiz e James Rodriguez

Dois jogadores, seleções distintas, um sonho em comum: ser campeão do mundo. David dava mais um passo rumo a ele, enquanto James dava adeus. O brasileiro, que poderia estar no meio do gramado comemorando a vitória com os companheiros, abraçava o então eliminado colombiano, que não conseguia conter as lágrimas diante da perda.

Em uma entrevista após o jogo, David Luiz contou o que disse a James:

Falei pra ele que muitas vezes no esporte o campeão não é aquele que levanta o troféu. E sim aquelas pessoas que têm caráter, que lutam até o final e demonstram isso durante toda a competição e ele mostrou isso.

A cena tem muito a ensinar e inspirar. Nem sempre é fácil olhar para o outro quando se está feliz. Ou quando se está triste. Porém, a vida fica muito mais simples e, curiosamente, completa quando se consegue dividir emoções e sensações. Deixar de olhar, um pouquinho que seja, para si e se doar ao outro pode ser um gesto muito simples e natural para quem faz e com um impacto enorme para quem recebe.

No mais, as palavras do zagueiro brasileiro nos lembram que há muito no caminho até ganhar ou perder. Não é fácil dar adeus a um sonho. Como todo jogador de futebol, o jovem James Rodriguez deve ter se imaginado por diversas vezes erguendo a taça de campeão da Copa do Mundo. Como todo jogador de futebol, James deve ter sonhado inúmeras vezes em driblar os adversários e fazer um golaço em um jogo decisivo, em ajudar a fazer sua seleção avançar, em estar entre os maiores goleadores de uma edição do Mundial. A taça não foi dessa vez, porém, pelo trajeto, as vitórias foram maiores do que a derrota.

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s