Melhor do Rio: dicas para aproveitar o inverno na cidade

Inverno no Rio é a certeza de uma enorme proliferação de clichês pelas ruas e pelas críticas. Entra estação, sai estação, e é quase impossível passar os meses – teoricamente – mais frios do ano sem ouvir alguma piadinha sobre o comportamento do carioca diante de pequenas quedas de temperatura. Nós não ligamos. Estamos mais preocupadas com tudo o que temos de bom para fazer durante o inverno no Rio e nos municípios próximos.

comida

Em cima, foundes doces e salgados. Embaixo, à esquerda, uma cápsula de café Nespresso; à direita, uma paleta de cordeiro, do Costelo Cadeg

No ranking de melhores atividades a serem feitas para combater o frio, o primeiro lugar fica com comer e beber. Empate técnico e saboroso. Vinho, whisky, chpa, café. Com ou sem álcool, as bebidas podem ser ótimas formas de manter o corpo aquecido. Entre as comidas, um dos queridinhos é o founde. Pode ser de queijo, de chocolate, com legumes, com frutas, a escolha é sua. A satisfação também. Para matar a sua – e a nossa – vontade, a primeira sugestão de hoje é o 10º Festival Anual de Foundes do Otto. O restaurante, que tem duas unidades na Tijuca, oferece jantares para dois, com até três sabores. Eles fazem reservas, apenas para dias comuns. Confira o cardápio e conheça o site, com mais detalhes, aqui.

Outro evento que promete fazer muita gente sair rolando por aí é o 1º Festival de Inverno do Mercado Municipal do Rio, o Cadeg, que acontece de 18 de julho a 2 de agosto. O mercado, que reúne diversos tipos de restaurantes, tem ofertas que vão do bacalhau à carne de cordeiro. Alguns pratos são servidos já harmonizados com garrafas de vinho ou cerveja. Há ainda degustações de queijos, vinhos, cervejas e frios. No último dia de Festival, atrações culturais completam a festa. Das 18h às 23h do dia 2, quando acontece a festa de encerramento, haverá show de jazz, exposição da designer gráfica Bruna Baars e desfile de moda do projeto EcoModa, que já capacitou 541 moradores da Mangueira em moda sustentável, com foco no reaproveitamento e utilização de materiais usados.Você confere aqui a programação completa e os restaurantes participantes. O Cadeg fica na Rua Capitão Félix, 110, em Benfica.

Se você quer evitar extravagâncias gastronômicas, mas ainda assim aproveitar as delícias do inverno, há inúmeras cafeterias pela cidade. Em matéria de chocolate quente, Starbucks e Kopenhagen cumprem bem o papel. A primeira, com uma oferta menos sofisticada, mas muito gostosa, coberta com creme de chantilly. A segunda, com uma pequena xícara de chocolate quente concentrado e saboroso. Para os amantes de café, uma visita à Boutique Nespresso, na rua Garcia d’Ávila, em Ipanema, pode deixar a tarde mais divertida. Além dessas sugestões, qualquer padaria de esquina é capaz de oferecer um bom café para espantar o frio. É só chegar e pedir!

esportes

Depois de tanta comilança, mesmo durante o inverno, é importante manter a saúde em dia. Praticar esportes é fundamental para isso (e ainda ajuda a esquentar o corpo). No dia 17 de agosto, acontece, no Aterro do Flamengo, mais uma etapa do Circuito das Estações. Há provas de corrida de cinco e dez quilômetros. A largada da etapa do inverno acontece às 8h, sob qualquer condição climática. Quem está fora de forma pode começar agora a treinar para completar, pelo menos, o menor percurso. Na internet, há várias planilhas para ajudar corredores a se organizar, mas recomendamos sempre que você procure orientação de especialistas.

música

Artistas que vão participar do Festival Sesc de Inverno

Se o inverno no Rio já é uma delícia, nas cidades vizinhas da Região Serrana, é melhor ainda curtir o frio, um pouco mais intenso. Além das atrações tradicionais de cada município, do dia 26 de julho ao dia 10 de agosto, o Festival Sesc de Inverno leva diversos tipos de atividades culturais para Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Há oficinas, palestras, apresentações musicais, teatrais, literárias, infantis e shows. Algumas atividades são pagas, outras, gratuitas. Entre os shows programados, estão: Mart’nália, Pitty e Capital Inicial. Há também oficinas de iniciação teatral, dança de rua, dança contemporânea e muito mais. Clique aqui para conhecer o festival e a programação completa.

Com tantas opções de atividades, só resta torcer para que os termômetros continuem registrando temperaturas amenas e que o ventinho frio não nos abandone tão cedo.

Viviane da Costa

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s