Expira, inspira: Moça, você é maneira

Embora a participação feminina no mercado de trabalho esteja em expansão, mulheres e homens não desfrutam de igualdade. Diferença salarial – no Brasil, eles recebem em média 25% mais do que elas – e de oportunidades de crescimento mostram uma sociedade ainda presa a conflitos de gênero, refletidos, vale ressaltar, não apenas no âmbito profissional. Pensar nessa realidade faz sentir uma ponta – ou melhor, um iceberg – de pesar. Nessas horas, vale lembrar de todas as mulheres que não se abatem ao ouvir frases do tipo ‘isso é coisa de homem’ e lutam por um mundo melhor, vencendo desafios e preconceitos.

Dá para fazer isso entre um post e outro na sua timeline do Facebook. É só seguir a página Moça, você é maneira, que reúne perfis de mulheres ilustres e de destaque nas áreas em que atuam. São textos curtos, comparados com os feitos de cada uma delas, mas suficientes para querer saber mais sobre a secretária que virou antropóloga nos anos 60, a primeira negra a ir para o espaço ou a biofísica que não recebeu diploma na faculdade porque até 1947 só os homens tinham esse direito na Inglaterra.

A antropóloga Jane Goodall, a astronauta Mae Jemison e a biofísica Rosalind Franklin.

A antropóloga Jane Goodall, a astronauta Mae Jemison e a biofísica Rosalind Franklin.

Em seu perfil, a página diz a que veio: ‘celebrar as mulheres em todas as suas formas, escolhas e feitos’. O projeto está aberto a sugestões. Sabe aquela grande mulher que te inspira? Corre e conta lá na Moça, você é maneira. Quem sabe sua sugestão não vira post e exemplo para outras tantas mulheres. A iniciativa é muito legal e fonte de inspiração numa luta que deve ser diária: a pela liberdade. Afinal, como diria Simone de Beauvoir, ‘que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância’.

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s