Pitaco: lições de moda com Jackie Kennedy

Nesta semana, um dos maiores ícones da moda norte-americana completa 85 anos. Completa, assim mesmo no presente, porque, embora já tenha morrido, Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis continua viva como referência de estilo e elegância. A cada aparição, uma das mais famosas primeiras-damas dos Estados Unidos, dava aula de bom gosto, respeitando sempre a etiqueta da discrição que pede o papel de mulher de chefe de Estado. Linda e naturalmente elegante – de família rica, Jackie cresceu aprendendo a amar os clássicos -, ela conseguiu alcançar um glamour ainda maior nos anos de Casa Branca, embora seu guarda-roupas reunisse peças lisas e em linhas retas, sem muito fru-fru, vestidos tubinhos, tailleurs e sapatilhas. Contido, mas nunca sem graça. O segredo? Personalidade!

Jackie conseguia imprimir estilo com primor em seu visual. Em geral, a primeira-dama combinava peças clássicas com outras mais casuais e, além da elegância, tinha outras marcas pessoais que muito contribuíam para um look com personalidade. Separamos três para lhe inspirar:

Óculos escuros gigantes – Jackie Kennedy adorava um par bem enorme de óculos de sol. Dizem as biografias que a primeira-dama guardava vários dentro de uma grande taça, perto da porta da frente de casa, e pegava sempre um ao sair. O acessório é ideal para deixar o visual sofisticado e Jackie parecia saber bem disso.

óculos jackie kennedy

Colar de pérolas – Marca registrada da maioria das divas do anos 60, e não só de Jackie, o colar de pérolas é um clássico amado até hoje. A primeira-dama, porém, tinha seu jeitinho especial de usar o acessório: com três voltas – um maxi-colar de pérolas que, nas palavras dela, sempre caem bem.

pérolas jackie kennedy

Lenços de seda – Jackie sabia como usar lenços com personalidade. Fã da marca Hermés, elas os usava, em especial, com um nó abaixo do pescoço e escondendo bem os cabelos, em looks mais informais. Se era uma alternativa para dias de cabelos sujinhos, a gente não sabe, mas não temos dúvidas de quanto o acessório a deixava charmosa.

lenços jackie kennedy

A Dama de Rosa, como era conhecida, era um ícone tão forte que Jackie Kennedy tornou-se uma forma elogiosa de descrever alguma coisa nos EUA. Segundo Hamish Bowles, editor de moda da revista Vogue, Jackie foi um dos maiores ícones de toda a história da moda. ‘Ela teve, e ainda tem, profunda influência sobre a maneira como toda uma geração gostaria de se vestir e até de se comportar’, afirmou ele em entrevista à Veja SP.

Após a morte de John Kennedy, assassinado em 1963, Jackie casou-se novamente, desta vez com o milionário Aristóteles Onassis, e adotou um guarda-roupa mais casual. Porém, sempre cercado de beleza e elegância.

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s