Expira, inspira: papa Francisco dá 10 dicas para a felicidade

O papa Francisco é um fenômeno de simpatiaDesde a Jornada Mundial da Juventude, realizada há um ano, aqui no Brasil, nós estamos mais do que cientes disso. Mesmo assim, Francisco não para de dar mostras de que é um líder carismático, dono de discursos populares, que são replicados mundo afora por pessoas de diferentes credos. Um dos pronunciamentos mais recentes e interessantes do papa reúne dez dicas para a felicidade. O ‘roteiro’ foi publicado em entrevista ao jornal argentino ‘Clarín‘.

A ‘busca pela felicidade’ já foi assunto no Um fôlego – e em muitos outros veículos – diversas vezes. Nós falamos sobre nossas próprias experiências (aqui e aqui), sobre experiências alheias (aqui) e sobre motivações para uma vida mais feliz (aqui). Isso tudo só no último ano. Parece que essa tal busca está mais latente na atual sociedade. Poderíamos usar mais de um post para discutir as raízes sociológicas dessa característica, mas, hoje, vamos apenas aproveitar as palavras de Sua Santidade para compartilhar com vocês um pouco do que acreditamos que pode melhorar nossa convivência social e nossa experiência de vida.

Cerejeira ok

Nessa página você pode ler os detalhes de cada dica. Sobre o primeiro tópico, por exemplo, o papa diz: ‘Esse é o primeiro passo para a paz e a felicidade’. Sobre o décimo, ele comenta: ‘O clamor pela paz deve ser gritado. A paz às vezes dá a ideia de algo parado, mas nunca é algo parado, sempre é paz ativa’. Confira todos.

Uma das nossas dicas favoritas é a nona. Vale até repetir: ‘Respeitar quem pensa diferente‘. Parece óbvio, mas, como costumamos dizer entre nós: ‘O óbvio sempre precisa ser dito’. Nesse caso, precisa ser dito, repetido e, principalmente, praticado. Desejamos que, cada vez mais, o respeito seja o fundamento das nossas relações, em todos os ambientes em que circulamos. Acreditamos que tratar o outro da forma como você realmente espera ser tratado é bem mais que meio caminho andado para uma vida mais feliz e tranquila.

Boa semana!

Viviane da Costa

2 comentários sobre “Expira, inspira: papa Francisco dá 10 dicas para a felicidade

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s