Pitaco: dez livros de moda de graça

Livros nunca saem de moda. Ainda mais se forem de… moda. O MET, The Metropolitan Museum of Art, de Nova York, disponibilizou este ano uma lista com títulos consagrados que contam a história de tendências e estilistas. Ao todo, são 10 livros de moda, que podem ser lidos de graça pela internet. Dá também para fazer download na versão PDF e ler offline, no smartphone ou tablet. As obras permitem fazer uma fascinante viagem pela história da moda, conhecer famosas criações e se inspirar. Os títulos têm ricas ilustrações, o que dá uma ajuda para quem não está muito afinado no inglês, idioma em que estão escritos. Abaixo, separamos para você a lista de livros disponíveis no site do MET (é só clicar no título para ir para a página do museu).

American Ingenuity: Sportswear, de Richard Martin, conta como, nos anos 30, começou a ganhar força uma tendência de estilo mais simples e prático, que se consolidou na década de 90 e nos influencia até hoje. Na época, o ideal de liberdade, principalmente entre as mulheres, se refletia em roupas que permitiam mais movimento e conforto.

Bare Witness – o livro de fotografia de Harold Koda e Richard Harrison Martin se propõe a mostrar a moda como “a arte de mostrar e encobrir, ocultar e revelar, que compõe a dinâmica do gesto de se vestir e é um deleite para o espectador”. Na coletânea, criações de estilistas como Pierre Cardin e Yves Saint Laurent.

livros 1

Christian Dior, de Harold Koda e Richard Harrison Martin, é uma das obras mais completas sobre o estilista francês. A cronologia mostra a retomada do otimismo e da feminilidade na moda do pós-guerra, encabeçada por Dior.

Haute Couture aborda as diferentes técnicas na confecção das peças da alta costura, “um emblema do triunfo da moda”. Mais uma vez, Harold Koda e Richard Harrison Martin fazem um passeio pela história da moda por meio de fotos que nos enchem de encantamento.

Metropolitan Jewelry, de Sophie McConnell, mostra o luxo e o brilho das joias, desde colares egípcios, pérolas e broches renascentistas a peças atuais. São brincos, anéis, braceletes – peças que contam histórias de influência religiosa, militar e pessoal.

La Belle Époque aborda a chamada era de ouro da beleza, uma época marcada por inúmeras transformações culturais que, claro, também influenciaram a moda. O livro é de autoria de Philippe Julian e Diana Vreeland, ícone da moda internacional, que foi também editora das revistas Vogue e Harper’s Bazaar.

Dangerous Liaisons estabelece uma relação entre roupas e móveis no século XVIII. Parece estranho, mas o que os autores defendem é que a beleza de rococós e do estilo neoclássico de mesas e cadeiras se refletia na opulência das vestimentas.

livros 2

Madame Grès conta a história de uma das mais famosas estilistas da alta costura francesa por meio de suas criações. Inspirada pela estética greco-romana, ela deixou um legado no mundo da moda.

Orientalism: Visions of the East in Western Dress reúne uma extensa pesquisa sobre a moda oriental, revelando sua grande riqueza e a influência no Ocidente.

Wordrobe, de Richard Martin, faz uma relação entre têxtil e texto, moda e tipografia, mostrando a presença das letras como estampas de roupas. A tendência, atualmente muito adotada por Moschino, está também nas criações de outros estilistas, como Jean Paul Gaultier.

livros 3

UPDATE: O acervo digital do MET tem mais de 400 publicações disponíveis para download. Além dos livros de moda, são títulos sobre fotografia, dança, arte moderna e contemporânea, grandes artistas e muito mais. Dá para conferir tudo aqui.

Boa leitura!

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s