Melhor do Rio: Prainha, Secreto e Macumba

Do Leme ao Pontal, não há nada igual. A constatação, você sabe, foi feita nestes termos por Tim Maia, em 1986. Vinte e oito anos depois, eu pude concluir que Tim não poderia estar mais correto. Leme, Flamengo, Botafogo e Urca eu já estou cansada de conhecer. O Pontal eu visitei pela primeira vez há alguns dias. Posso dizer que depois de uma viagem de mais ou menos 40 quilômetros encontrei o paraíso sem sair do Rio de Janeiro.

As fotos acima são das seguintes praias: Macumba, Secreto e Prainha, todas vizinhas, na Zona Oeste. Apesar da distância, chegar até elas não é nada difícil. Basta seguir reto ‘toda vida’ – como diria minha mãe – pela Avenida Lúcio Costa, no sentido Recreio, e se orientar pelas placas até a Estrada do Pontal. Dá para curtir a brisa do mar e a beleza da praia da Reserva tranquilamente, sem medo de se perder.

A mais distante das três é a Prainha. O caminho para chegar até ela é praticamente uma pintura: estrada pequena, cheia de curvas e muito verde. A estrada é preferencial para bicicletas e você encontra mais pessoas correndo e caminhando do que carros. Dá vontade de desligar o motor no meio da subida e sair para curtir o vento no rosto. Superada essa imensa tentação, você vai passar por uma rápida descida e encontrar um estacionamento não-asfaltado à direita. Pode escolher a vaga que quiser. Do outro lado da rua, muitos surfistas, alguns discretos quiosques de madeira e o mar, azul, lindo, sem sinal evidente de poluição. A Prainha é escondida, preservada e bonita. Pode levar canga, um bom livro e reservar o dia para relaxar.

A praia da Macumba fica um pouco antes dessa pequena joia que é a Prainha e é uma praia mais ‘convencional’. Areia de sobra para todos os banhistas, um ambiente menos exclusivo e água não tão límpida. Se você é do tipo que gosta de interagir com pessoas, certamente, a Macumba é a melhor opção. Ela é perfeita para algo que eu adoro fazer desde pequena: catar conchas, mariscos, mexilhões e outras coisas desse gênero. Dá para fazer uma boa caminhada pela areia atrás de bons itens.

Entre Prainha e Macumba é que fica o pulo do gato desse passeio: a praia do Secreto. É possível que você conheça as duas primeiras praias e pense: ‘Não há mais nada por aqui’. Mas, acredite, há algo a descobrir. Para chegar, você pode sair da Macumba, andando com muito cuidado pelas pedras até o cantinho do Secreto. A alternativa é subir pela estrada que liga Macumba e Prainha, encontrar uma trilha no meio do caminho (é bem fácil), ir até o final dela e depois encarar uma descida bastante íngreme pela pedra. O Secreto é muito bonito e exótico. A ideia ali é estar em contato com a natureza, aproveitar a energia das pedras e da água. Digo isso porque a faixa de areia é bem pequena, portanto, não dá para chegar ao Secreto carregando o mundo para passar o dia. Prefira ir só com roupa de banho e uma câmera fotográfica, se seu lance é tirar fotos. Você vai voltar para a cidade (sim, a sensação é de ter saído do Rio) renovado.

*Para ficar por dentro do que o Rio de Janeiro tem de melhor, clique aqui.

**Para conhecer dez perfis do Instagram que vão te deixar ainda mais apaixonado pela Cidade Maravilhosa, confira nossa lista.

Viviane da Costa (texto e fotos)

3 comentários sobre “Melhor do Rio: Prainha, Secreto e Macumba

  1. Pingback: Melhor do Rio: Vista Chinesa | um fôlego

  2. Divulgar e legal mas o mais importante e preservar e preservar, mas isso ninguém se preocupou em divulgar! Final de sana deixam lixos e mais lixos la embaixo. Eu que sou morador desse paraiso vejo esse descaso dos frequentadores mal educados.

    • Oi, Vinicius. Concordamos com você: desfrutar desse paraíso com respeito é fundamental. Aliás, se não for assim, com responsabilidade, não há porque sair de casa para ir a um lugar tão lindo. Esperamos q os leitores do blog sejam como vc e nós aqui, que pensem em preservar nossas riquezas naturais. Obrigada pela visita! Bjs

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s