Expira, inspira: 6 dicas para conhecer pessoas novas e construir uma rede de contatos

Ano passado, fiz minha primeira viagem sozinha, para a Argentina. Gostei tanto que resolvi repetir esse ano, viajando para a Colômbia. Embora tenha encontrado muita gente viajando solo, a prática não parece ser ainda muito comum entre nós, brasileiros, e talvez por isso gere algumas curiosidades. Uma delas é sobre como fazer amizade com pessoas desconhecidas. Frequentemente ouço comentários do tipo ‘ai, acho que eu nunca conseguiria me aproximar de uma pessoa estranha’. E eu sempre digo: ‘olha para mim, eu não sou a pessoa mais extrovertida do mundo e consegui me virar’. Posso dizer que conheci pessoas incríveis, com as quais dividi momentos divertidos durante as viagens, e outras tão especiais que mantenho contato ainda hoje. Abrir-se para o desconhecido pode ser mais fácil do que se costuma imaginar. Eu digo isso baseada na minha pequena experiência. Porém, a empreendedora e autora do livro How to be a power connector, Judy Robinett, pode nos ensinar muito sobre o tema. Segundo ela, a maioria de nós fala com estranhos apenas de 2% a 3% do tempo, o que é uma pena, pois o nosso sucesso na vida e na carreira profissional depende muito da rede de pessoas que construímos ao nosso redor.

De acordo com Robinett, o desconhecido ao seu lado — ou até mesmo o conhecido, mas que é uma pessoa com a qual você não tem muito contato — pode se tornar um parceiro de trabalho, ser uma conexão para uma mudança profissional ou virar um grande amigo. E ela dá seis dicas para isso:

1 – Mostrar-se acessível: Nosso corpo dá sinais quando não queremos ser incomodados. Se você quer se mostrar disponível, não adianta manter os olhos fixos no celular. Olhe para as pessoas ao redor e responda com um sorriso a quem também se mostrar acessível.

2 – Diga olá: Parece bobagem, mas um simples cumprimento é capaz de quebrar o gelo. No ensinamento de Robinett, é importante manter contato visual e dizer ‘olá’ mesmo que seja para a pessoa a sua frente na fila do supermercado.

Sorria e diga olá

3 – Suponha que a outra pessoa é tímida: Segundo Robinett, 70% das pessoas se consideram tímidas e saber isso nos coloca no mesmo barco. ‘Você não precisa ser extrovertido para falar com um estranho. Estamos tão preocupados com o que os outros vão pensar sobre nós, mas a verdade é que ninguém liga porque estão todos muito preocupados com si mesmos’, ela explica. Por isso, a dica é tirar o foco de você, colocá-lo na outra pessoa e sair da sua zona de conforto.

4 – Encontre algo em comum: Um amigo próximo, uma experiência, um ponto de vista, não importa — busque um tema em comum com a outra pessoa e comece uma conversa. Enquanto o tempo é sempre um tópico seguro, você também pode perguntar ao outro se ele tem filhos ou animais de estimação. ‘É muito fácil achar um assunto em comum. Posso começar ótimas conversas com pessoas no avião ou no aeroporto simplesmente porque estamos ambos em trânsito’, conta Robinett.

5 – Esteja totalmente presente e ouça: Quando estiver com uma pessoa, tenha a gentileza de dar-lhe toda a sua atenção. ‘Prestar atenção faz com que outros lembrem de você com mais facilidade e enriquece a conversa’, explica Judy Robinett.

Oi | Ouça

6 – Decida se quer ou não avançar para um próximo passo: Se você estabeleceu uma conversa ou troca interessantes com uma pessoa que sabe que não vai encontrar novamente, por que não pedir um contato dela? ‘Mande um email em até 24 horas para agradecer. Em uma semana, envie algo de valor, como um artigo que você acha que a pessoa vá gostar de ler. O foco deve estar em deixar de ser um simples estranho para construir uma relação com o outro’, finaliza Robinett.

As dicas de Judy Robinnet estão no artigo que você pode ler na íntegra aqui. Vale muito a pena para conhecer um pouco mais sobre ela e ainda ouvir uma curiosa história sobre como um colar pode unir duas pessoas e render uma excelente oportunidade de trabalho a uma delas. ;)

Júlia Faria

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s