Melhor do Rio: nossas indicações do Festival do Rio

Você pode até pensar que nós estamos um pouco atrasadas para falar sobre um dos festivais mais legais que acontecem no Rio todos os anos. Mas nos dê uma chance mesmo assim. Afinal, ainda falta uma semana para acabar o Festival do Rio, tempo suficiente para os atrasadinhos correrem atrás do prejuízo. Para facilitar a sua vida – seja você um atrasado ou não -, nós fizemos uma maravilhosa lista com oito filmes imperdíveis da mostra e damos o serviço completo aqui: resumo, locais e horários de exibição. Escolhemos longas que estão na nossa lista de espera há tempos, como o super badalado ‘Boyhood: Da Infância à Juventude‘; indicações quase unânimes que fizeram suas estreias no Festival, como o documentário ‘O Sal da Terra‘, e o thriller ‘Garota Exemplar‘, adaptação do livro homônimo; e algumas cositas más.

Confira o que você pode curtir até o dia 8 de outubro:

fest rio 1

Boyhood – Da Infância à Juvente: estou ansiosa por esse há tempos, desde que meu irmão me falou sobre um filme que foi filmado em ‘meros’ doze anos e que – finalmente – estrearia em 2014. O longa acompanha a vida de Mason, da infância até o fim da adolescência, mostrando as mudanças físicas reais do jovem ator Ellar Coltrane. Foram 39 dias de filmagem distribuídos de 2002 a 2013. Richard Linklater levou o prêmio de Melhor direção no Festival de Berlim 2014 pela obra. É possível conferir esse instigante filme amanhã (1/10), às 21h, no Estação Botafogo; sexta (3), às 16h45, no Cinépolis Lagoon; quarta (8), às 14h e às 18h50, no São Luiz.

Garota Exemplar: a adaptação do romance homônimo de Gillian Flynn chega aos cinemas com direção de David Fincher e Ben Affleck no papel principal. O livro é um sucesso de público e o filme, naturalmente, foi cercado de expectativas. Já li algumas críticas positivas e a curiosidade está a mil. O longa conta a história do desaparecimento de uma mulher no dia de seu aniversário de casamento. A última sessão do filme no festival é hoje (30) , às 18h45, no Roxy. Portanto, corra!

O Sal da Terra: filme de abertura desta edição do Festival, o documentário acompanha as expedições do incrível fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, especializado em paisagens naturais. A direção é de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo. A última sessão é hoje (30) também, às 22h15, no Cinépolis Lagoon.

Sétimo: tem Ricardo Darín no elenco, nossos olhinhos brilham. Nesse filme, o astro de ‘O Segredo dos seus Olhos’ vive  Sebastian, um pai que perde os dois filhos durante uma brincadeira no prédio em que moram. Enquanto ele desce de elevador, as crianças vão de escada, para ver quem chega mais rápido. Sebastian vence, no entanto, os filhos nunca chegam ao térreo. Há sessões quarta (1/10), às 16h30 e às 21h30, no São Luiz; sexta (3), às 14h e às 19h, no Roxy; e domingo (5), às 16h e às 21h, no Cinépolis Lagoon.

fest rio 2

Björk: Biophilia Live: a artista que dá nome ao filme, em si, já é um espetáculo. Portanto, a expectativa para esse filme-concerto é de algo grandioso. Gravado ao vivo em um show da cantora em Londres em 2013, o filme mostra Björk e sua banda interpretando todas as músicas do disco Biophilia, usando uma enorme variedade de instrumentos – digitais, tradicionais e alguns completamente inclassificáveis. Há sessões terça (7), às 21h30, no Estação Botafogo; quarta (8), às 15h, no Cinépolis Lagoon; e quarta (8), às 20h, no CCBB.

Blind: depois de ser acometida por uma doença misteriosa e ficar cega na idade adulta, Ingrid passa a seguir, todos os dias, um mesmo ritual. Assim que o marido Morten sai de casa, a jovem se senta em frente à janela com uma xícara de chá e escuta o rádio e os sons que a rodeiam. Elogiado pela crítica pela montagem engenhosa, mas não difícil ou entediante, o filme transporta o expectador para a realidade da personagem, que se redescobre em cena após a cegueira. Tudo isso, com uma pitada de mistério, para deixar mais divertido. Há sessões hoje (30), às 20h, no Estação Ipanema; e na próxima segunda-feira (6), às 17h, no Cinépolis Lagoon.

Advanced Style – Vovós Fashion: fãs de moda não podem perder! O filme é baseado em um blog de mesmo nome, atualizado pelo fotógrafo Ari Seth Cohen, que mostra a intimidade de sete mulheres extremamente estilosas, com idades entre 62 e 95 anos, que vivem em Nova York. Moda, estilo e Nova York. Não disse que você ia amar? O documentário demorou três anos para ser filmado e estimula, entre outras coisas, o diálogo sobre as ideias convencionais de beleza e envelhecimento em uma sociedade obcecada pelo conceito de juventude. Você pode correr para ver hoje (30/9), para ver no Estação Botafogo, às 20h, ou aproveitar outras oportunidades: qurta (1), às 14h45, no CCJF; sábado, às 14h, no Oi Futuro Ipanema; segunda (6), às 16h, no Museu da República; ou terça(7), às 16h30, no CCJF.

Mil Vezes Boa Noite: Juliette Binoche estrela esse longa na pele de uma fotógrafa de zonas de guerra do mundo. Não poderia ser mais atual, concordam? Rebecca, sua personagem, vive um dilema pessoal depois de quase morrer em seu último trabalho, em Cabul, e encontrar um marido insatisfeito ao voltar para casa. Marcus afirma para a mulher que não está disposto a continuar esta vida de medo e incerteza, argumentando que suas duas filhas precisam da mãe. Para saber o final, você tem duas oportunidades, na quarta (8/10), às 15h10 e às 21h45, no Estação Rio.

Ao todos, 19 salas de cinema da cidade participam do Festival do Rio. A programação completa você confere aqui. O valor dos ingressos para cada sessão varia de R$ 4 a R$ 70. Ao todo, 69 produções, entre longas e curtas, fazem parte da Première Brasil e concorrem ao Troféu Redentor, eleito por voto popular (melhores longa-metragem e curta-metragem) e pelo júri oficial, composto por expoentes da cinematografia nacional e internacional. Outros detalhes você pode conhecer no site do Festival, que é bem completo.

Viviane da Costa

Um comentário sobre “Melhor do Rio: nossas indicações do Festival do Rio

  1. Pingback: Pitaco: sem idade para ter estilo e criatividade | um fôlego

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s