Expira, inspira: Dicionário Criativo

De todas as flores do mundo, a minha favorita, sem dúvidas, é a ‘última flor do Lácio, inculta e bela‘. É que, em matéria de paixões, para mim, as palavras vêm bem antes de aromas e cores. Imaginem, então, o tamanho da minha alegria ao descobrir um site que celebra nossa língua pátria, com olhar direcionado especialmente para as pessoas que pensam fora da caixinha. O Dicionário Criativo promete e cumpre: é, realmente, diferente de tudo o que eu já vi, como diz na descrição. Imagine digitar uma palavra e encontrar, no mesmo lugar, significado, sinônimo, metáfora, expressões e citações relacionadas, e até imagens. É o paraíso para um apaixonado pelas palavras! E uma mão na roda para quem, assim como nós aqui no blog, trabalha com criação textual. Impossível não se inspirar.

A navegação pelo site é bastante intuitiva. O layout, clean, torna a experiência ainda mais agradável. Além da pesquisa básica, com uma caixa para você digitar a palavra de deseja, existe ainda a possibilidade de ‘achar’ uma palavra aleatória e de  saber quais são as mais buscadas. Para mim, a primeira da lista de mais procuradas é ‘amor‘. Preciso dizer algo mais sobre o projeto?

Palavra 'ganha' hoje na busca aleatória

Palavra ‘ganha’ hoje na busca aleatória

Citações <3

Citações <3

Sim, preciso. O Dicionário Criativo usa pesquisa avançada em linguística computacional e conta com a parceria de empresas e universidades, além da cultura colaborativa, para ‘organizar a língua portuguesa com muita criatividade e uma pitada de ousadia‘. O objetivo é construir o maior dicionário de analogias da internet. Ao que tudo indica, os idealizadores do site estão no caminho certo e nós do Um fôlego já estamos na torcida para que a ideia cresça ainda mais.

Na página de apresentação do projeto, há uma frase que me encantou: ‘Dizem que os limites da nossa linguagem são os limites do nosso universo‘. Acho lindo pensar que o conhecimento, aquela coisa gratuita que ninguém pode tirar de nós, nos permite ir ao infinito e além. Em 2014, ano de eleição geral aqui no Brasil, gostaria de ter visto mais discussões e propostas sobre educação, isso sem falar nas ações, que são falhas desde sempre nessa área. Bem, que a esperança nunca morra, e que a sociedade seja cada vez mais esclarecida e bem educada, rumo ao limite do universo.

8055865f44b35f31dcea392566b2ea0b

Viviane da Costa

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s