O tipo certo de roupa para o seu corpo… é o que faz você feliz

Eu sou alta – 1,76m que me vale frequentes comentários sobre como poderia ser modelo ou jogadora de vôlei/basquete. Hoje, especialmente, ouvi de duas pessoas: ‘Você está mais alta. Mas, peraí, cadê o salto alto?’. A explicação estava na ponta da língua: não é salto, é roupa. Uma peça de roupa pode alongar pernas, achatar silhueta, deixar a cintura mais fina, aumentar o quadril. E aqui entra toda importância de ter consciência sobre nosso corpo e, claro, sobre o que vestimos nele. Consultores de imagem, em geral, criam regras para os diversos corpos femininos e os dividem em cinco tipos: oval, ampulheta, retângulo, triângulo ou triângulo invertido.

Talvez, você se questione se, com tantas mulheres nesse mundo, seria mesmo possível encaixar todas elas em apenas cinco categorias corporais, limitando o ato de se vestir ao tipo de roupa que favoreceria cada um deles. Bom, a gente acha que o caminho não é bem por aí. As categorias podem ajudar, mas se tornam chatas quando constroem regras a serem estritamente seguidas. Baixinha não pode usar saia longa? Magrinha não pode usar roupa justa? Quem tem manequim 38 ou 48, 1,50m ou 1,80m não pode usar aquilo que não faz sentir bem. Essa deveria ser a única regra.

E se a regra é vestir o que faz bem, a busca deve ser pela peça de roupa que dê ao seu corpo o efeito que você quer, não o que acham que faz melhor a você. A roupa que me fez parecer mais alta foi uma calça jeans de cintura média. É uma peça que alonga as pernas e, por isso, pouco recomendada para pessoas altas. Mas e se eu tiver acordado com vontade de parecer ter pernas à la Gisele Bundchen? Nosso desejo deveria estar sempre acima de qualquer regra de estilo, ainda que ele envolva usar algum truque para criar um efeito visual no corpo.

Camisetas com listras verticais são um truque para afinar a parte superior do corpo. Calças ou saias com estampas grandes são um truque para ampliar a parte inferior. Saias ou vestidos com comprimento mídi são um truque para diminuir a altura. Sapatos no mesmo tom da pele são um truque para alongar a silhueta. Truques para quem quer criar um determinado efeito visual. A gente repete: truques, não regras. Ou truques a serem seguidos com uma única regra: estar vestida conforme o que faz você se sentir confortável, feliz, e bonita.

Júlia Faria

 

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s