Sinopse dos filmes da mostra ‘Os Melhores Filmes do Ano’

A Separação: Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades para a filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no país para cuidar do pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados.

Um Alguém Apaixonado: Um senhor e uma jovem se encontram em Tóquio. Ela não sabe nada sobre ele, e ele acha que a conhece. Ele a convida para sua casa, ela oferece-lhe seu corpo. Mas nada o que se constrói entre eles no espaço de 24 horas tem a ver com as circunstâncias deste encontro.

Argo: Em 1979, durante crise política iraniana, Tony Mendez, especialista em disfarces, é recrutado pela CIA para resgatar seis norte-americanos, refugiados na casa do embaixador canadense em Teerã. Para a missão, Mendez e um maquiador de Hollywood criam um falso filme para tentar tirá-los do país.

O Artista: Na Hollywood dos anos 20, George Valentin é uma das maiores estrelas do cinema mudo, participando de dezenas de aventuras ao lado de seu cão. A invenção e chegada do cinema falado gera um efeito desastroso na vida do astro. Enquanto sua amiga Peppy Miller ganha notoriedade com essas mudanças, Valentin é cada vez mais relegado ao esquecimento. O filme ganhou cinco Oscars em 2012: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino

Drive: Um motorista-dublê de Hollywood tenta ajudar sua bela vizinha Irene a escapar de um grande perigo, mas acaba se tornando alvo de um dos homens mais procurados de Los Angeles. Para fugir e sobreviver, ele precisa fazer aquilo que sabe melhor: dirigir.

Febre do Rato: É uma expressão popular típica da cidade do Recife que se refere a alguém que está fora de controle. E é assim que Zizo, um poeta inconformado e de atitude anarquista, chama um pequeno tablóide que ele publica com o próprio dinheiro.

A invenção de Hugo Cabret: Hugo Cabret é um menino de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem na Paris dos anos 30, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente exercida por seu tio desaparecido. À noite, usando peças de brinquedos que ele furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo quando ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle.

Isto não é um filme: Condenado pela justiça do Irã, o cineasta Jafar Panahi aguarda em prisão domiciliar o resultado de sua sentença no tribunal de apelação. Este “não filme” retrata um dia nesta difícil rotina do diretor perseguido pelo governo de Mahmoud Ahmadinejad.

A música segundo Tom Jobim: Documentário dirigido por Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim conta a trajetória musical do compositor de clássicos como “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade” e “Águas de Março”. Fala, entre outras coisas, sobre a parceria com Vinicius de Moraes e a influência da música clássica em sua obra.

Shame: Em Nova York, Bradon mantém sua vida particular guardada a sete chaves, isso lhe permite realizar os mais diversos desejos sexuais. Porém, a chegada repentina da irmã Cissy faz com que sua vida seja alterada por tempo indeterminado.

Filme demência: Um pequeno industrial de cigarros, falido economicamente e em crise doméstica, é praticamente exilado da casa pela mulher e passa a refugiar-se em visões e alucinações. Como na lenda de Fausto, terá de encontrar seu correspondente Mefisto, que, durante a história, lhe aparecerá de várias formas e personalidades.

A Casa Assassinada: Baseado em ‘A Crônica da Casa Assassinada’, romance de Lucio Cardoso. A carioca Nina chega a uma mansão de uma tradicional família no interior de Minas Gerais para se casar com o filho mais novo do clã. Lá encontra uma família em decomposição.

Um comentário sobre “Sinopse dos filmes da mostra ‘Os Melhores Filmes do Ano’

  1. Pingback: Mostra reúne os melhores filmes de 2012 no Rio | um fôlego

E aí, o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s